1/20/2015

Tutorial - Básico Sobre Como Criar Um "Skript"!

Há algum tempo, foi postado aqui no blog, o plugin Skript. E agora, estou ensinando o básico sobre como se fazer um skript! Primeiramente, para fazer um Skript, é preciso usar um programa específico, como o Notepad++. Primeiro, na primeira linha, coloque: "command /comando:". Se o seu comando, for feito para transmitir uma mensagem global, coloque: "command /comando [<text>]".
Na segunda linha, dê 4 espaços e escreva: "permission: seilá.algumacoisa". Isso é obrigatório, pois se você quiser colocar a permissão deste comando, só para ops usarem, ou colocar disponível para players normais.
Na terceira linha, dê 4 espaços e coloque: "permission message: Mensagem de permissão heuahe". Isto servirá para, caso quem quiser usar, esteja em uma classe que não tenha permissão para usar, esta mensagem irá aparecer.

Na quarta linha, dê 4 espaços e coloque: "trigger:". O que terá abaixo disto, será tudo que o comando vai reproduzir. Se você quiser fazer com que o comando reproduza uma mensagem, da qual só será reproduzida para o player que usou o comando, abaixo de "trigger:", dê 8 espaços e coloque:
" send "mensagem" ". Se quiser fazer mais de uma mensagem a serem reproduzidas, faça isso novamente. Se você quiser que o comando reproduza uma mensagem, da qual aparecerá para todos os players do servidor, dê 8 espaços e coloque: 
" broadcast "Mensagem a se reproduzir" ". Se for mais de uma mensagem, faça isso novamente. 
Caso você queira fazer uma mensagem, e reproduzir a mensagem que você escreveu para todo o server, dê 8 espaços e coloque:
"if arg 1 is set :". Abaixo disto, dê 12 espaços e coloque: "broadcast " %colored arg 1% " ". "%colored arg 1% " corresponde à mensagem escrita por você. 
EXs:
/comando oi povão. Mensagem a ser exibida:
oi povão.
/comando oi gente. Mensagem:
[MSG]oi gente - por manoflorbr.

Você pode misturar o "send" com "broadcast" exemplo:
[MSG] OIEEEE (broadcast)
[i]Você acabou de enviar uma mensagem pro server inteiro! :D

Se você quiser incluir o seu nick ou nick de outro player na mensagem, coloque %player% no local onde aparecerá a nick do player!
Este é apenas o básico sobre a criação de Skripts. Com tudo isso, você já pode fazer um skript simples!
Novidade: a partir de amanhã, serão postados skripts, de autoria minha ou de outros criadores, que vocês poderão editar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário